Tanto o Facebook quanto o Instagram fizeram alterações que limitarão a quantidade de dados que desenvolvedores de terceiros podem acessar, já que a empresa ainda está se recuperando do recente escândalo da Cambridge Analytica.

A notícia veio como um choque para muitos desenvolvedores, especialmente a escala das mudanças. O Instagram instituiu um corte de 96% na frequência com que desenvolvedores de software podem extrair dados de sua API para aplicativos móveis. A API agora permite que aplicativos de terceiros solicitem 200 atualizações de dados por hora, abaixo das 5.000 anteriores.

Isso tem o efeito de limitar o volume total de informações a que esses aplicativos têm acesso. Isso afetará tudo, desde apps de jogos até aqueles projetados para ajudar os profissionais de marketing a acompanhar as postagens ou reclamações dos usuários. Agora, é provável que esses aplicativos parem de funcionar quando atingem o limite.

Alguns desenvolvedores relatam que estão completamente isolados e o Instagram, aparentemente, parou de aceitar completamente novos aplicativos.

O Facebook também estará restringindo o acesso dos desenvolvedores aos dados, como listas de participantes do evento e listas de membros do grupo. Os aplicativos projetados para acessar páginas de grupos no Facebook, acessar dados da página ou permitir que os usuários façam login com suas credenciais do Facebook agora terão que ser aprovados pelo Facebook.

O Facebook também planeja lançar um recurso que permitirá aos usuários ver uma lista dos aplicativos que eles instalaram e as informações que estão compartilhando com eles.

Efeitos influenciadores?

Pierre-Loic Assayag, CEO e co-fundador da plataforma de marketing de influenciadores Traackr acredita que essa mudança no acesso aos dados provavelmente afetará o modo como os influenciadores gastam seu tempo e as marcas gastam seu dinheiro.

“Sempre que uma plataforma faz mudanças significativas na forma como operam e se movimenta em direção a um compartilhamento menos aberto, cria mais desafios para os influenciadores aumentarem o público tão rápido quanto poderiam de outra forma, dificultando a obtenção de dólares das marcas”, diz ele .

“Uma e outra vez, os influenciadores demonstraram sua capacidade de trocar de plataforma e trazer seu público com eles. Os influenciadores sempre farão a transição para plataformas que facilitem o engajamento de seus seguidores, publiquem conteúdo facilmente e avaliem seu sucesso. Os profissionais de marketing precisarão observar se as mudanças para outras plataformas ocorrerão nos próximos meses.

“Do ponto de vista da marca, sem métricas e KPIs disponíveis para eles, eles são forçados a olhar para a plataforma como um silo e, com base na história, diminuir o investimento nessas plataformas. Espero que os dólares de marketing de 2018 não sejam gastos em a maneira como eles foram destinados apenas alguns dias atrás ”

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